A Polícia Civil do Estado de São Paulo participou, nesta terça-feira (6), da Operação “Luz na Infância 10”, que faz parte de mobilização coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
A operação no Estado de São Paulo cumpriu 63 mandados de busca e apreensão, bem como realizou 17 prisões em flagrante, apreendeu 20 computadores, 18 notebooks, 66 HDs externos, 16 pen drives, 12 cartões de memória, 1 CD/DVD, 34 celulares, 1 arma de fogo e munições.
Em âmbito nacional foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão e mobilizados cerca de 500 policiais civis em 18 Estados da Federação (Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo). A operação ocorreu também na Argentina, nos Estados Unidos, no Panamá e em Equador.
Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.