A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou a implantação de sinalização de tacha refletiva azul na Avenida dos Bandeirantes. O projeto em caráter experimental, por um ano, foi autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, nesta quinta, 13/10, durante evento de assinatura da portaria autorizativa.
As tachas refletivas têm por objetivo orientar os motoristas, motociclistas e ciclistas dentro do espaço delimitado sua trajetória, especialmente à noite e em momentos de chuvas intensas.
No Projeto Piloto da Faixa Azul, em que a organização do espaço é elemento fundamental, as tachas serão um importante complemento da sinalização horizontal, ajudando a destacar e diferenciar o espaço utilizado pelas motocicletas. A opção pela cor azul tem a função de manter, à noite, a mesma percepção de destaque e diferenciação de posição da Faixa Azul em relação as outras faixas.
Dessa forma, na sinalização horizontal da Faixa Azul serão testados dois modelos de dispositivo:
• Tacha convencional com refletivo azul, a ser empregada no balizamento seccionado;
• Tacha a led azul quadrimensional, a ser utilizada nas linhas de aproximação semafóricas, destacando para os motociclistas a proximidade das áreas de
travessias de pedestres, em que devem ter atenção especial a esses usuários mais frágeis.
A sinalização está em implantação, para os testes, da seguinte forma:
• Tacha convencional com refletivo azul: na Av. dos Bandeirantes, entre os viadutos dos Bandeirantes (Av. Ibirapuera) e João Julião da Costa Aguiar (Av. Moreira Guimarães), em ambos os sentidos.
• Tacha quadrimensional com led azul: na aproximação semafórica, do sentido da Rod. dos Imigrantes, no cruzamento da Av. dos Bandeirantes com a Rua Antônio de Macedo Soares.