MENU
TRANSITO | Prefeitura organiza megaestrutura para receber a "27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+" | RÁDIO MAIS FM SP
Novidades
Publicado em 09/06/2023

A Prefeitura de São Paulo atuará em diversas frentes durante a "27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+", que acontece no domingo (11), a partir das 10 horas, na Av. Paulista. Este ano, o tema do evento é Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por inteiro e não pela metade com shows de artistas como Daniela Mercury, Pablo, Pocah e MC Soffia. 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT-SP (APOGLBT-SP), levará um grupo de pessoas com deficiência para abrir a Parada com a faixa do arco-íris (símbolo da causa), à frente do Trio de Abertura.  O local contará com apoio de bombeiros, seguranças por todo o espaço e entorno. 

Além da participação na abertura, as pessoas com deficiência também poderão assistir ao evento em uma área reservada, localizada ao lado do restaurante Méqui 1.000, que disponibilizará intérpretes de Libras e equipes de apoio. A área está sujeita a lotação. Essas pessoas e seus acompanhantes chegarão ao local graças ao Atende+ (serviço destinado às pessoas com autismo, surdocegueira, deficiência física e mobilidade reduzida). 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) investiu cerca de  R$ 2,5 milhões com a organização de três trios elétricos, que representarão os Centros de Cidadania LGBTI, mantidos pela Coordenação de Políticas LGBTI+. A Coordenação também promoveu a inscrição das participantes do “Cordão das Drags”, que se apresentará no encerramento da Parada.

Informações

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenação de IST/Aids, terá o Lounge do Orgulho, em que os participantes poderão pegar preservativos. Este ambiente estará instalado de forma acessível na Avenida Paulista.

Para atender turistas, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) terá guias de turismo identificados posicionados em locais estratégicos do evento para prestar esclarecimentos aos visitantes com relação aos pontos turísticos da cidade, serviços, mobilidade e dicas.

Infraestrutura

A SPTuris (empresa de eventos e turismo da Prefeitura) foi contratada para auxiliar na infraestrutura do evento, que faz parte do Calendário de Eventos Estratégicos da capital. As ações incluem apoio operacional, técnicos de enfermagem, médicos socorristas, agentes de limpeza, segurança, ambulâncias, postos médicos, águas, kits lanches, barricadas, placas metálicas, grades, cavaletes, cones, geradores, mobiliários, banheiros químicos, som, iluminação, entre outros. Por meio do Observatório de Turismo e Eventos, a empresa realizará ainda a pesquisa de público.

Segurança Urbana

Serão empregados efetivos das Inspetorias Regionais (IR) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuando na região central, em apoio ao evento. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) atuará na Operação de Controle do Espaço Público, Preservação do Patrimônio Público e Proteção aos Agentes da Prefeitura Regional Local. Haverá  patrulhamento motorizado e policiamento a pé.

Limpeza

A Secretaria Municipal das Subprefeituras disponibilizará 630 colaboradores, 63 veículos, 50 cestos aramados, 30 papeleiras e 30 PEV'S para a Parada LGBT+. Além disso, 45 agentes da Subprefeitura Sé trabalharão na fiscalização contra o comércio irregular.

Serão realizados serviços de limpeza, com varrição manual de sarjetas e calçadas, raspagem de terra e areia nas sarjetas de vias públicas, retirada de faixas e propagandas, capina de guias e sarjetas e pintura de meio fio e afins, coleta e transporte de objetos volumosos, materiais diversos e entulho, lavagem especial de equipamentos públicos e lavagem de vias e logradouros públicos.

Ocorrerá também a varrição e limpeza de papeleiras nas áreas de concentração e ao término do evento a limpeza geral dos locais com varrição, coleta e lavagem.

Trânsito e transporte público

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região, das 5h às 21h, para a realização do evento. Veja como vai ficar o aqui.

A SPTrans terá 33 linhas com itinerários desviados durante a realização da parada, das 11h às 18h,  na Av. Paulista. As alterações vão desde a Praça Oswaldo Cruz/R. 13 de Maio; Av. Paulista, entre a Al. Joaquim Eugênio de Lima até a Praça do Ciclista; e a R. da Consolação, da Praça do Ciclista até a Praça Franklin Delano Roosevelt/R. Caio Prado, na região central. Veja todas as mudanças aqui.

Memorial da América Latina

Nesta quinta-feira (8),  acontece a 22ª Feira Cultural de Diversidade LGBT+ que acontecerá no Memorial da América Latina com um estande da Prefeitura. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência terá técnicos disponíveis para informação e orientação de serviços como Central de Intermediação em Libras (CIL), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, Paraoficina Móvel, Inclui Sampa nos Bairros, Contrata SP - Pessoa com Deficiência, entre outros.  A feira, que terá um palco com atrações de artistas LGBTQIAP+, contará com intérpretes de Libras tanto nos shows como no estande.

A secretaria de saúde oferecerá serviços de prevenção. Uma equipe multiprofissional estará no local, promovendo rodas de conversas conversa com especialistas sobre os seguintes temas: os serviços oferecidos pela Rede Sampa Trans, os desafios do processo de transição de gênero, Hormonização – Com quantos anos posso começar  e Silocoma – como tratar infecções causadas pelo uso do silicone industrial. 

Além disso, o público poderá realizar testagem rápida e gratuita para HIV e sífilis, cadastro e início de PrEP, com retirada de medicação no local, dispensação de PEP, bem como acessar preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para LGBT+, também estará presente, realizando uma roda de conversa com o proctologista Vinicius Lacerda, que abordará o tema "Sexo anal: cuidados e prevenção de IST's", às 16h e também fará a divulgação dos serviços oferecidos nos Centros de Cidadania e Unidades Móveis LGBT ao longo do dia. Participam ainda da Feira para atendimento de demandas, as coordenações de Promoção da Igualdade Racial, a Coordenação de Políticas para Mulheres e a Ouvidoria de Direitos Humanos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online