MENU
GERAL | STF valida negociação de jornada de trabalho com funcionário | RÁDIO MAIS FM SP
Novidades
Publicado em 04/07/2023

STF (Supremo Tribunal Federal) validou, por maioria, a possibilidade de negociação individual para estabelecer contratos de trabalho de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.

A Corte analisou em plenário virtual a ação protocolada pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) que pede a inconstitucionalidade do dispositivo. A confederação sustenta que a carga horária só poderia ser implementada diante de acordo coletivo com participação da categoria.

O caso voltou a julgamento depois de 2 anos parados por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Os ministros acompanharam o entendimento de Gilmar, que disse ser “natural” a adoção do modelo de trabalho diante de um acordo prévio individual.

O ministro mencionou que países europeus, como Alemanha, Espanha e França, adotam flexibilidade nas questões trabalhistas depois de reformas em suas legislações. Isso, segundo o magistrado, ajudou a reduzir as taxas de desempregos nos países.

“Sem trabalho, não há falar-se em direito ou garantia trabalhista. Sem trabalho, a Constituição Social não passará de uma carta de intenções”, diz trecho da decisão (íntegra –117 KB).

 

Gilmar afirma ainda que o acordo da carga horária de 12h de trabalho por 36h de descanso por meio de negociação individual já tinha uma “aceitação pacífica” na legislação trabalhista, inclusive pelo Supremo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online