A orla de Praia Grande está ganhando 18 unidades de sanitários, que estão sendo instalados nos Bairros Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Flórida e Solemar. As obras já foram iniciadas em todas as unidades (com passagem de estruturas para videomonitoramento, sistema elétrico e de água) e em seis delas os trabalhos já estão em fases mais avançadas, entre levantamento da alvenaria e colocação de laje. A previsão é que estas seis unidades estejam prontas no início de 2024 e as 12 unidades restantes devem ser entregues até julho de 2025.
A obra não contempla unicamente a implantação de 18 sanitários públicos, mas também a adequação do piso e instalação de rampas de acesso no calçadão da orla. A área de intervenção total será de 4.134 m². A obra conta com a construção de 25 novas rampas de acesso à faixa de areia para pessoas com deficiência, com corrimãos em aço inox, que conta com maior durabilidade e menor necessidade de manutenções.
Na faixa de rolamento de veículos da Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia) em frente aos futuros sanitários estão sendo realizadas intervenções através de método não destrutivo, que diminuem significativamente os danos e transtornos para a população, como isolamentos de áreas e interdições viárias. Este método será utilizado para a passagem de cabeamento de dados, energia, além de sistema de água e esgoto. Com isso, não será necessária qualquer intervenção no pavimento da avenida.
Em cada um dos 18 sanitários será instalado um painel em LED para a exibição de informações de interesse público com as dimensões de 2m por 1,20, que serão protegidos contra vandalismo e intempéries por vidro temperado de 10 mm. Cada um dos 18 sanitários contará com a construção de reservatórios de água superiores e inferiores (sob o solo).
As coberturas serão feitas com telhas termoacústicas, que ajudam a diminuir ruídos, além de colaborar com o controle de altas temperaturas (há estudos que mostram que podem reduzir em certo espaço até 30% a temperatura do ambiente externo).
Nos sanitários serão instaladas 36 catracas eletrônicas, sendo que, destas, 18 serão para acesso de pessoas com deficiência física. Com esse controle de acesso via catracas será possível realizar levantamentos quantitativos para obter relatórios e informações mais precisas para que possam ser realizadas ações futuras de melhorias/aprimoramento/ampliação do trabalho. O piso nos decks onde serão implantados os equipamentos passará por mudanças. No entorno dos futuros sanitários em locais em que o calçadão é revestido em mosaico português o mesmo será substituído pelo revestimento em pedra goiás.
Toda a questão paisagística e estética dos sanitários seguirá uma padronização, seguindo uma harmonização com os quiosques particulares já instalados no calçadão da orla. Com isso, serão instalados painéis decorativos em ladrilhos hidráulicos com estampa gráfica com paginação exclusiva. Além disso, será realizada a instalação de parede verde (com jardim vertical em concreto).
|